Apresentação
"Arquivo Histórico Municipal Washington Luís:
a cidade de São Paulo e sua arquitetura"


De 2007 a 2010, em parceria, a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo e o Arquivo Histórico Municipal Washington Luís realizaram o projeto "Arquivo Histórico Municipal Washington Luís: a cidade de São Paulo e sua arquitetura", com financiamento da FAPESP, no âmbito do Programa de Pesquisa em Políticas Públicas. Nosso objetivo foi organizar, digitalizar e informatizar duas preciosas coleções de desenhos arquitetônicos de amplo interesse para a comunidade acadêmica e para os consulentes habituais do Arquivo Municipal - a Série Obras Particulares (1906-1915) e o Fundo Particular Escritório Técnico Ramos de Azevedo/ Severo e Villares. Cerca de 35.000 documentos mereceram tratamento arquivístico adequado - descrição documental em catálogo informatizado e reprodução digital dos desenhos arquitetônicos - com o intuito de facilitar a sua consulta e garantir a sua preservação. Informatizar as coleções, agilizar a pesquisa e divulgá-la em larga escala, via internet, foram as metas fundamentais deste projeto.

Este conjunto documental abrange um período de profundas transformações urbanísticas transcorridas na cidade de São Paulo entre o final do século XIX e início do XX. Os projetos arquitetônicos arquivados no AHMWL permitem reconstituir o processo de urbanização da cidade. Arquitetos, historiadores, arquivistas, fotógrafos, bolsistas de treinamento técnico nível III e nível IV, bem como bolsistas de mestrado foram envolvidos neste amplo processo de informatização, com apoio conceitual dos pesquisadores da FAUUSP e consultoria em arquivística do "Escritório Memórias Assessoria e Projetos Ltda". A informatização desse precioso acervo permitirá desenvolver novas linhas de pesquisa em História da Arquitetura, da Urbanização e do Urbanismo da cidade de São Paulo. A agilização da pesquisa poderá gerar correlações jamais feitas pela historiografia.

Esperamos facilitar não apenas a consulta e preservar os documentos, mas divulgá-los em larga escala, para que os paulistanos possam conhecer um pouco mais sobre a sua própria história, despertando seu interesse em respeitá-la. Almeja-se que tais iniciativas, além de beneficiarem pesquisadores, repercutam para além das fronteiras da comunidade científica, contribuindo para a preservação do acervo, bem como para a divulgação dos seus conteúdos e para a consequente valorização do Patrimônio Cultural da cidade de São Paulo.


Prof. Dr. Nestor Goulart Reis Filho
(Coordenador do Projeto - FAUUSP)

Profa. Dra. Beatriz Piccolotto Siqueira Bueno
(Pesquisadora Principal - FAUUSP)

Liliane S. Lehmann
(Diretora do AHMWL)