Sobre o Sirca

O Arquivo Histórico Municipal "Washington Luís" é entidade de direito público vinculado ao Departamento do Patrimônio Histórico da Secretaria Municipal de Cultura. Opera como órgão especializado de apoio informativo à administração e a pesquisa social, desenvolvendo atividades voltadas para o gerenciamento dos arquivos municipais e para a preservação da memória de São Paulo. Seu acervo compõe-se de conjuntos documentais que remontam ao século XVI até processos públicos de 1921. O acervo tem aproximadamente 4.500.000 documentos textuais e gráficos que registram atos do poder público. Deles destacam-se os fundos: Câmara Municipal de São Paulo, Intendências Municipais, Prefeitura Municipal de São Paulo, Comissão do IV Centenário da Cidade de São Paulo e Fundos Particulares, entre eles o do Escritório Técnico Severo e Villares.


As Séries Documentais de maior interesse para os arquitetos incluem os projetos arquitetônicos de obras públicas e particulares (residenciais, institucionais, comércio e serviços), submetidos à aprovação de 1870 a 1920. Parte da Série das Edificações Particulares e o Fundo Particular Severo e Villares estão sendo os focos do Projeto de Pesquisa em Políticas Públicas “Arquivo Histórico Municipal: a cidade de São Paulo e sua arquitetura”, numa parceria entre o AHMWL e a FAUUSP, financiada pela FAPESP.


Desde 2003, o AHMWL desenvolve um instrumento de pesquisa informatizado para as atividades de descrição documental, ancoradas nas normas internacionais contempladas na Norma ISAD-G - o Sistema de Registro, Controle e Acesso ao Acervo (SIRCA).


O Sistema de Registro, Controle e Acesso ao Acervo (SIRCA) foi desenvolvido por Jorge Lody, funcionário do Arquivo, contando com a consultoria técnica na área de arquivística de a historiadora do CEDEM Solange de Souza, do CEDEM (Centro de Documentação e Memória da Universidade Estadual Paulista – UNESP).